Saúde
Quatro dicas para emagrecer sem perder a disposição
Compartilhe:
São Paulo, setembro de 2019 – Quem nunca sentiu dificuldade de levar uma dieta até o final? Mudar a alimentação nem sempre é uma tarefa fácil. Isso porque, pessoas que se alimentam diariamente com comidas gordurosas – com um alto índice de carboidrato e açúcar – quando desejam perder peso, passando a ingerir alimentos mais saudáveis, podem enfrentar uma adaptação difícil por não estarem acostumadas.
A especialista em obesidade Gladia Bernardi, autora do best-seller “Código Secreto do Emagrecimento” conta que quem está acima do peso por muitos anos, está com os pensamentos desequilibrados e, na maioria das vezes, come mais do que precisa, ou seja, por compulsão alimentar. “Nesses casos, é necessário reprogramar a mente para que ela entenda qual o verdadeiro sentido da comida. Podemos sim ingerir doces, pizza e os deliciosos hambúrgueres, mas devemos saber comer devagar e a hora de parar, tudo de uma forma equilibrada”, esclarece.
Ainda de acordo com ela, quando essa pessoa muda a forma de alimentação e ainda não adaptou a mente ao modo correto de encarar a comida, pode sentir falta dos antigos hábitos, se sentindo cansada/desanimada. “Quando não entendemos o verdadeiro sentido da reeducação alimentar, não enxergamos resultados no emagrecimento, batendo o desânimo e a vontade de desistir. É preciso foco, persistência e não deixar que as coisas externas atrapalhem o processo”, enfatiza Gladia.
Abaixo, a especialista lista um passo a passo simples para que “eliminar os quilos” não se torne uma tortura:
Siga um cardápio equilibrado
Não adianta nada procurar uma dieta milagrosa, como cortar 100% os carboidratos, por exemplo, para emagrecer definitivamente. É preciso ingerir frutas, legumes, de uma forma equilibrada, para que o corpo entenda essa mudança de hábito aos poucos.
“O cérebro de uma pessoa obesa está condicionado a querer sempre mais doce e alimentos gordurosos, isso já se tornou rotina. Será necessário realizar uma reeducação alimentar mental, ou seja, além do corpo, a nossa mente também precisa entender esse novo processo. Quando isso acontece, paramos de comer por gula e ingerimos alimentos apenas por necessidade, evitando sintomas de cansaço, por exemplo”, explica a especialista.
Pratique exercícios físicos
Já é sabido que atividades físicas só proporcionam bem-estar para as pessoas. Quando alguém está em um processo de emagrecimento, ou seja, criando uma nova rotina de alimentação, os exercícios são essenciais para proporcionar energia.
“Quando nos exercitamos, liberamos hormônios que nos proporcionam diversos benefícios como aperfeiçoamento da memória, fortalecimento do músculo, combate à depressão e ansiedade, entre outros diversos. Além de tudo isso, a sensação de cansaço também é anulada”, complementa.
Tenha uma boa rotina de sono
Dormir bem é essencial para o corpo e, o bom sono. Isso está totalmente ligado a um emagrecimento positivo. Se a pessoa não dorme por algum problema de ansiedade, por exemplo, vai sentir cansaço durante o dia. Cansaço, por sua vez, está totalmente ligado ao estresse e, a pessoa se sente irritada, pode descontar as suas emoções na comida.
“O estresse pode ser um gatilho para comermos, trazendo frases como: ‘hoje estou estressado mereço um brigadeiro’. Assim, a dieta corre um grande risco de ser interrompida”, explica Gladia.
Invista em atividades que proporcionam prazer
A especialista conta que perder peso é um processo que envolve diversos pontos, ou seja, a pessoa para alcançar o peso que deseja, não precisa apenas fechar a boca, mas sim encontrar um equilíbrio entre o corpo e mente para que os resultados apareçam e se mantenham.
“Faça com que a sua rotina não seja estressante. Use os momentos como o trânsito para assistir uma série, ler um livro, ou fazer algo que lhe proporcione prazer. Quando seguimos esse passo a passo, vamos ter uma sensação de bem-estar deixando o cansaço de lado e emagrecendo definitivamente”, finaliza.
Sobre Gladia Bernardi – Autora do best-seller “Código Secreto do Emagrecimento (Ed. Gente), Gladia Bernardi é nutricionista funcional, especialista em obesidade e em emagrecimento consciente. Há 18 anos pesquisa e trabalha em busca da solução para a obesidade, e após mais de 35 cursos em nutrição, medicina integrativa, física quântica, neurociência e programação neurolinguística, criou seu próprio método, o Emagrecimento Consciente. Por meio de técnicas e ferramentas pioneiras, que dispensam dietas restritivas, prescrição de medicamentos ou intervenções cirúrgicas, o método já eliminou 72 mil toneladas em todo o Brasil e em outros 15 países. Idealizadora do programa online de emagrecimento Casa da Mente Magra, que dura 10 semanas e oferece todo o suporte para quem quer perder peso, com vídeo-aulas, exercícios mentais, programas de exercícios físicos, mitos e verdades sobre diversos tipos de alimentos, entre outros bônus e conteúdos exclusivos.